Primeiro, pra situar quem quiser ler e não for familiar com as histórias, aqui vai o contexto... Primeiro, o profeta Elias estava passando por um periodo muito dificil porque havia fome e seca na região e Deus mandou que ele fosse até Sarepta, na casa de uma viúva... isso está lá em I Reis 17... Depois, em outra situação, o profeta Eliseu esteve na casa de uma viúva que estava ameaçada de perder seus 2 filhos por causa de dívidas deixadas por seu marido antes de morrer... desesperada e sem recursos, ela pede ajuda ao servo de Deus em II Reis 4... segue uma parte de cada uma (mas vale ler toda a história - as 2):
"...Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
Porém ela disse: Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.
E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do Senhor, que ele falara pelo ministério de Elias".
1 Reis 17:8-16
....................
"...E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou"...
2 Reis 4:2-6
Por que eu fiquei pensando e meditando em tudo isso? Porque temos que PARAR de ficar pedindo a Deus que mande "corvos" nos trazer comida... temos que parar de ficar de coitadinhos esperando que um rancho apareça na porta da nossa casa, ou que alguém chegue com um dinheiro na mão pra nos entregar, ou que caia um dinheiro "do céu" e pague todas as nossas contas sem que precisemos levantar do sofá e irmos trabalhar mas possamos buscar sim, vasilhas vazias pra que Deus encha cada dia... que Deus abra as portas de emprego (especialmente nestes tempos de crise) pra quem precisa, que o profissional autônomo encontre mais trabalho pra que a provisão de Deus continue vindo e vindo e vindo cada dia... Fiquei pensando porque tenho vivido assim, Deus tem cuidado de mim e da minha familia dia a dia... nao tem sobrado muito, mas o melhor, NAO TEM FALTADO NADA! A gente tem mania se ficar esperando "milagre", esperando um "Mar Vermelho" se abrir mas muitas vezes, Deus tem nos feito atravessar pequenos "rios" a pés enxutos e não nos damos conta de agradecer o cuidado de Deus conosco!!
Ha duas semanas nosso dinheiro do mês tinha praticamente acabado, descontos extras, despesas extras sabe? igual acontece com todo mundo... hehe... pedi pra Deus que me desse trabalho! Ha duas semanas temos comido e vivido e saído com trabalhos artesanais que pessoas que eu nem conheço tem me ligado e pedido pra fazer... que ouviram de uma, de outra... vários, um atras do outro e tem suprido nossas necessidades ha 2 semanas!! E isso é show de bola!! e eu continuo buscando "botilhas vazias" pra Deus encher cada dia... Isso é lindo de crer em Deus, em acreditar no cuidado e na proteção de Deus... não é esperar por milagres, nem pela mega sena (hehehe), nem apelar pros amigos, nem aparecer na casa dos outros sempre as 11.30 da manhã (hehehe), nem contar com a pena dos outros... é confiar em DEUS!
Escrevi aqui, não pra ficar bonito, apenas pra compartilhar algo que tem mudado minha vida, cada dia e pode servir pra você também...
Em Mateus, Jesus disse:
Não to dizendo que é fácil... não é não... mas eu acredito, que Deus TEM NELE nosso "pão diário", basta pedir... crer... e agir... BOM DIA!