de onde vem a maldade?


Estava lendo uma matéria na revista Época desta semana: "de onde vem a maldade?". Na foto, mostrada acima, está Mateus Solano, que faz o personagem malvado da novela das 9 da globo. Na verdade, comprei a revista porque essa é uma pergunta que faço muito... ha muita maldade nos dias de hoje, coisas que não conseguimos entender e/ou explicar.. bom, obviamente, fiquei pensando no assunto.

Na revista, eles falam de um estudo feito sobre a idéia da "maldade" crime!! maldade que leva ao assassinato, que faz botar fogo em alguem ainda vivo, que  faz matar por uma simples discussao... mas não é desse tipo de maldade que me refiro, essa está longe de mim (pelo menos nunca conheci nenhum assassino pessoalmente, graças a Deus) mas já conheci muita gente má e aí eu me detenho! De onde vem essa "natureza má"? de dentro da gente? todo mundo tem esse "lado" dentro de si? Sei lá... talvez as respostas sejam até "sim", mas isso com certeza não quer dizer que essa "natureza" tenha que ser aflorada e nem sempre o que vem na nossa cabeça deve terminar em atos. Por exemplo, quem nunca teve vontade de "matar um"?? dar um soco na cara de alguém que te fez mal ou mesmo xingar e dizer tudo o que teria vontade????? agora... a distância entre "ter vontade" e fazer, pra mim é graaaande!!!

Tentamos criar nossos filhos (pelo menos eu tento), com educação, conversa, longe da violência... ensino meu filho a "nunca iniciar uma briga", a não humilhar ninguém, a respeitar a opinião adversa mas sempre tem um que vem e te faz repensar tudo o que foi ensinado... ai, chegamos a ponto de ter que sentar e ensinar nossos filhos a se defenderem, sim, porque ha muita coisa e gente ruim por aqui. Meu filho muitas vezes vem pra casa da escola contando histórias terriveis de se ouvir, sobre crianças que puxam briga, que gostam de humilhar os outros, chamam de nomes, chutam, empurram pelo simples "prazer" de fazer... de onde vem tudo isso?? Esses dias, estavamos numa festa e um grupo de "meninos grandes" estavam num canto jogando video games. Passando pra cá e pra lá vi um menino maior tentando tomar vantagem dos menores... nao queria deixá-los jogar e os enganava pra jogar mais vezes... incluindo meu filho. Preocupada com a situação, interferi (sim, porque estava no meio de amigos intimos e todas ali eram crianças criadas dentro da igreja), fazendo com que todos pudessem se divertir... Como não pode argumentar comigo, o menino "grande" (devia ter uns 11 no máximo) virou para meu filho (enquanto ele jogava)e disse: "por que teus olhos são assim um pro lado e o outro pra outro?".. obviamente, achando que a humilhação era a maneira mais rápida de se sentir por cima... graças a Deus, meu filho, bem resolvido, respondeu calmamente (e sem largar o controle do jogo) "é que sou vesgo mesmo" (ele realmente tem hipermetropia, é estrabico e usa óculos desde os 2 anos)... ninguém continuo o papo, mas tive que intervir outras vezes... Bom, o ponto chave é... Por quê? por que essa vontade de humilhar o outro pra sentir melhor? se fosse outra criança, outra situação, talvez o dano teria sido maior...

Outro exemplo: Briga entre irmãos é considerada "normal" pelos pais... muitas vezes um chute, uma palavra, um deboche é até motivo de risada pra todo mundo mas será que quem recebe sente da mesma forma? Nunca conversei com meus irmãos sobre o que vou dizer aqui, mas pra mim, minha infância foi terrivel, muitas vezes... desde cedo aprendi a "arte" de levantar a cabeça e me defender sozinha, porque era isso ou viver "corinho" dos maiores. 3a filha de 4, passei muito trabalho com as "brincadeiras" dos meus irmãos que adoravam me ver chorando e me chamar de nomes, dizer palavras que eles sabiam iriam me magoar... se eu chorasse e dissesse pra minha mãe "ah, isso é coisa de irmão, besteira"!! Pra mim? dor, angustia, tristeza... demorei muito pra que as imagens viessem a minha cabeça sem me fazer chorar... não tenho raiva deles, amo meus irmãos, mas se ouço UMA das historias embora muitos riam, eu nao acho NENHUMA graça, pra mim não era engraçado, machucava! E perto de mim, não deixo acontecer e ensino meus filhos que esse NÃO é um caminho aceitável.

Já falando de adultos, não entendo como um irmão, um amigo consegue dizer algo, fazer algo, usar palavras deliberadamente escolhidas pra machucar e magoar sem achar que isso é ruim??? (mais ou menos nessa linha entra também a reportagem da Revista)... "ah, ele também me disse coisas" (???)... por que o "melhor" jeito de responder a uma agressão é agredindo? eu não entendo e não aceito essa "natureza" má... não entendo a agressão, muito menos a de graça. Não entendo o que leva uma pessoa a guardar um segredo a 7 chaves pra que um dia possa usa-la contra a pessoa... o que vem depois? mais agressão, mais desprezo, mais acusação... Não entendo a mentira deliberada, o engano, a falsidade como "armas" concientes.

Na Biblia diz que "nos últimos tempos o amor de muitos se esfriaria" e é exatamente isso que eu consigo ver... o amor se esfriando... a depressão crescendo... o egocentrismo... o individualismo... as familias se acabando... as conversas diminuindo... e o ser humando enfriando, se tornando gelado, frio, triste, morto... e olha que eu vivo dentro duma sociedade dita "cristã" heim!

Se existe genética nisso? existe pré-disposição? é diabólico? sei lá... eu sei que dentro de mim eu não aceito isso!! Na minha casa eu não ensino isso e acredito até o fim que o ser humano tem "jeito", tem "conserto"... acredito até o fim que é possível responder o "mal" com o bem... que é possivel calar... que é possivel guardar segredos intimos pra si... que existe amizade verdadeira... que se deve lutar pelo amor, pelo perdão... (não estou dizendo que sou "perfeita" ou"santa" mas se caio nesses erros, condeno a mim mesma e caminho em direção oposta!

No que você acredita? quer continuar como "caminha a humanidade"? Essa resposta não tem a ver com genética, nem com nada... está dentro de cada um e cabe a cada uma a decisão de fazer, de calar, de não roubar, de não trair, de dizer a verdade, de não julgar, de saber pedir perdão e perdoar, de esquecer, de AMAR... se você resolver ignorar isto? assuma e não coloque a culpa em ninguém! Levante a cabeça e fique quieto quando os "tapas, chutes e palavras" desferidas voltarem para ti... porque assim é a vida!!

Um desabafo, um pensamento... ninguém é obrigado a concordar... Obrigada por ler!
Grande abraço, 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops