batendo um papo!


Agora que estive um tempo no Brasil, voltei e tenho pensado bastante sobre essa questao das "diferenças" entre viver nesses 2 paises... uma pergunta que me fazem MUITO é: "onde é melhor viver?" - no meu caso querem saber a minha escolha entre Estados Unidos, Inglaterra, Italia e Brasil... e vendo isso dah até pra imaginar porque eu digo que nao tenho a minima vontade de voltar ao Brasil né... mas entre os outros nem sei responder direito, jah falei sobre isso aqui, cada um é muito diferente do outro entao tenho me detido a pensar nas diferenças que vivo atualmente entre Italia e Brasil!

Aqui na Italia tem sido um tempo bem interessante pra mim.. um tempo de "vida" mesmo... aqui, eu "nao sou" estrangeira... claro que sou, mas diferente, porque aqui eu nao preciso de VISTO pra viver, sou casada com um italiano, jah consegui minha cidadania italiana.. aqui nao tenho o "medo" de passar pela imigraçao, nao me preocupo com renovaçao de visto.. se alguém me olha torto na rua to nem aih!!!! aqui eu tenho a minha casa...

Hoje conversavamos, o Paulo e eu, sobre a questao desse "contrato de trabalho" que ele tem aqui - chamado: contrato indeterminado - ou seja, ele tem segurança, estabilidade, nao pode ser "simplesmente demitido"... nem por "justa" causa... mas falo daquelas justas inventadas que os empregadores brasileiros lançam pra demitir alguem sem pagar direitos trabalhistas... aqui isso nao existe... as leis sao muito rigorosas e tendem a ficar ao lado do empregado na grande maioria das vezes... muito legal, a gente nao vive com aquele "medo" que todo brasileiro tem de ser demitido a qualquer hora, aquela frase estupida: "se nao quer tem quem queira" e assim os empregadores sujeitam o pessoal a aceitar qualquer coisa e nao reclamar de nada! Reclamar, corretamente, faz parte e é justo! e é nisso que a gente ve muitas diferenças também.. essas leis, daqui, protegem o BOM funcionario, mas dao abertura pro sem-vergonha, sem precisar pedir perdao pela expressao... o cara mal intensionado se vale de qualquer buraquinho na lei em beneficio proprio, to falando de brasileiros que vivem aqui mesmo!! eu vejo MUITA coisa absurda... os caras conhecem tudo o que pode ser feito, toda desculpa que pode ser dada pra se tirar um dinheirinho a mais do empregador e do governo!e ainda ameaçam a empresa como se tivessem toda a razao do mundo!!! Por outro lado, protege o bom empregado do mal empregador.. aqui essa ameaça nao existe... ou seja, se nao quiser?... "eles tem que fazer de tudo pra acertar os ponteiros..." hehehe... os dois tem que chegar sempre a um acordo.. o cara nao pode inventar um problema e demitir o cara... nao pode troca-lo por outro que quer ganhar menos... nao pode ameaça-lo.. nao pode intimida-lo... nao pode abaixar o salario... a lei o protege! ou, se insistir na demissao, o empregador NAO pode admitir outro naquele mesmo cargo e vai pagar MUITO em direitos... ou seja, ambos procuram se respeitar!

Diferente né?

Aqui a gente se sente tranquilo, protegido.. consegue programar o dia de amanha....
alias, to voltando a ativa, esta semana jah recomeço algumas aulas de ingles.. iuhuuuu!! tava precisando mudar o foco um pouco de fraldas, mamadas, desenhos e lava, passa, cozinha... vai ser tri bom pra mim.. sem falar na graninha que vem bem na horinha... hehehe

Valeu o papo... boa noite!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops