carta aos filhos: os pais

Na outra semana eu falei sobre um filme que tinha visto onde abria meus olhos sobre a questao dos filhos e a internet, os perigos e tal e ontem assisti um filme bem interessante e me fez pensar novamente, mas dessa vez nao como mae, mas como filha e como sempre, gosto de compartilhar aqui pra quem sabe, fazer a gente pensar... o filme é

"Estao todos bem" (Everybody's fine - original) com Robert de Niro

abaixo coloco a sinopse do filme:

Frank Goode (Robert De Niro) sempre trabalhou em uma fábrica de cabos telefônicos, dedicando sua vida a sustentar a família. Aposentado e viúvo há oito meses, ele aguarda a vinda dos quatro filhos - David (Austin Lysy), Robert (Sam Rockwell), Rosie (Drew Barrymore) e Amy (Kate Beckinsale) -, espalhados em várias cidades, para um churrasco em família. Entretanto, de última hora eles desmarcam o compromisso. Querendo vê-los, Frank desobedece a recomendação de seu médico e decide visitá-los em suas casas. É quando descobre que há algo de errado em suas vidas.


Depois de ficar viuvo, ele se ve sozinho, distante dos filhos que antes, tinha esse "espaço" suprido pela esposa que mantinha contato, resolvia as "pendencias" sem nunca envolve-lo nisso... o inicio mostra a expectativa dele sobre a visita dos filhos num final de semana e fica muito frustrado quando desmarcam com desculpas muito estranhas.Ele resolve entao, viajar e surpreende-los... O filme mostra um pai triste que se sente "deixado de lado" pelos filhos (mesmo sem ele saber a razao pelo qual os filhos desmarcaram a viagem), que puxa conversa com todo mundo que se aproxima dele, orgulhoso de que tendo trabalhado tanto viu todos os filhos estudarem e seguirem a carreira dos "sonhos"...


Muito interessante que, cada um que ele visitava, enxergava a imagem do filho "pequeno", criança, correndo ao seu encontro... hehe.. todo pai/mae age assim né, se negam a ver seus filhos adultos e independentes... e ele, pensando em passar algum tempo com cada um deles, encontra as situaçoes um pouco diferente do que esperava, percebe que mentem pra ele, que inventam desculpas pra nao te-lo por perto e começa a se questionar se nao tenha sido muito distante, muito exigente com os filhos e mesmo sem ter encontrado o mais novo, resolve voltar pra casa... no aviao, afundado em pensamentos, angustias e preocupaçoes tem um enfarto e depois de despertar no hospital percebe feliz que todos os filhos estao presentes, exceto, um e inclusive tem uma noticia inespertada e muito ruim ao saber que seu filho estava morto e resolve questionar entao com todos porque nao lhe contavam a verdade sobre as coisas (mesmo sem terem contato ele se deu conta das coisas que estavam erradas)... a mae estava morta, mas ele estava vivo e queria sim fazer parte de todos os momentos na vida dos filhos bons ou ruins!!


Em seus pensamentos ele se questiona ter sido muito duro ou tido muita "expectativa" com eles, mas ele proprio conclui que, como pai soh queria o melhor pra eles e jamais teria questionado suas escolhas, pois soh queria ve-los felizes (interessante que cada um que visitava, tirava fotos e a ultima pergunta era: "voce esta feliz"?)... o final é muito legal e eu nem vou contar pra deixa-los com curiosidade de ver o filme...


Eu pensava o tempo todo na minha mae, também com seus 4 filhos, adultos, muitas vezes "distantes" com seus proprios problemas... e pensava em mim, como filha, como lidava com essa nova "condiçao" de minha mae: de dona da sua vida e nao mais da nossa!!! Eu, desde que sai de casa procuro manter sempre contato com minha mae, especialmente depois que meu pai morreu... procuro tentar entender cada dia que ela TEM uma vida propria, assim como eu, mas eu tento estar perto, saber dos detalhes, compartilhar as coisas, das decisoes dela e as minhas também...sei que hoje, eu nao preciso dela pra tomar nenhuma decisao, mas gosto de deixa-la a par das minhas pra que ela nunca se sinta afastada da minha vida!

Costuma-se dizer que a gente soh entende a cabeça dos pais depois de se tornar um.. VERDADE! Realmente nossa visao muda, toma nova perspectiva, mas isso nao é desculpa pra gente nao aprender  a AMAR  e valorizar nossos pais... e como pais, a gente nao vai conseguir fugir da "expectativa"... é normal, é natural mas é bom sempre ir aprendendo ou se acostumando com a idéia que os filhos fazem as PROPRIAS escolhas.. e nao tem muito o que a gente fazer se nao estar perto (ou eles que se afastam)... hehe


Também acho que é "normal" esconder coisas dos pais, principalmente quando eles tem problemas de saude... mas tem coisas que nao devem ser escondidas, como doenças e noticias "dificeis" que virao a tona de qualquer jeito e levando como exemplo a situaçao do filme, embora eles tivessem tentando proteger o pai até terem uma noticia mais definitiva do que tinha acontecido com o irmao (filho), foi mais dificil pra ele nao saber de nada e se achar diminuido e esquecido do que a propria noticia!!!


Como sempre, situaçoes que me fizeram pensar (eu falo primeiro pra mim mesma!!!) e eu compartilho aqui, quem sabe faço voces também!


Beijao enorme e boa semana!

2 comentários:

  1. Roseli disse...:

    Oi,vc sabe que esse filme é uma refilmagem de um clássico italiano,onde o papel do Robert de Niro é vivido pelo Marcello Mastroianni,
    inclusive assisti outro dia,e me fez refletir sobre as relações familiares,onde os pais ficam emocionalmente distante dos filhos deixando para mãe essa parte,e só se preocupando em prover a família.
    Mas penso que os maridos atualmente são bem mais participativos no dia a dia familiar,principalmente com as crianças,percebo uma importância muito grande em sermos amigos e respeitados por nossos filhos,bom tentamos..

    Bjo!

  1. Carla Siciliani disse...:

    nao sabia nao!! mas interessante (vou até procurar)... acredito que hj é diferente sim, mas aqui eu tava pensando mesmo no lado do filho, ou seja nòs que muitas vezes nao damos muita bola pras coisas q nossos pais fizeram, ou tentaram fazer por nos.. soh pensava nisso.. fiquei com pena dele... qdo ficam mais velhos, viram "filhos" né... hehe... valeu bjao Roseli!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops