O Brasil e seus canibais... resposta da revista

Como havia citado no post O Brasil e seus canibais, escrevi uma carta pra redaçao da revista OGGI (www.oggi.it/posta) e recebi uma resposta!! como algumas pessoas entraram em contato comigo porque nao conseguiram entender bem o que foi dito, vou colocar aqui a traduçao pra todo mundo, que tiver interessado, entender o que aconteceu...

Segue o link:
http://www.oggi.it/posta/lettere/2011/11/03/cannibali-in-brasile-pochi-ma-ci-sono-ancora/#comments
e minha carta, a integra, primeiro como esta escrita e logo abaixo a traduçao:

titulo (que a jornalista me deu como resposta):
CANIBAIS NO BRASIL? SAO POUCOS MAS AINDA EXISTEM...


Minha carta:
"Sono sotto shoc!
Io sono brasiliana e da anni vivo in Italia. Ho un abbonamento di oggi e mi piace tanto, però ho letto qualcosa di assurdo: una materia parlando dei Cannibali… IN BRASILE????? ma stai scherzando?????? e anche mette Brasile nei luoghi dove “la vacanza può trasformarsi in tragedia”!!!! ma dove???non racconta nessuna storia, ma mette Brasile in “pericolo a gli stranieri”!!!!!!!!!!????????????????????????
Ho voluto scrivere perché sono in shock ed offesa con questa storia…per persone come queste è che tanti pensano in Brasile come una jungla… ancora… per favore.. prima di dare 2 pagine a questo “scrittore” un può di “research” …(atuale)
Grazie
Guimaraes Siciliani Carla Cristina, Gallarate"



traduçao:
"Estou em choque. Eu sou brasileira e ha anos vivo na Italia. Tenho uma assinaturada revista Oggi e eu gosto muito, mas eu li uma coisa absurda: Uma matéria falando de canibais... no Brasil???? Ta brincando????  e até coloca o Brasil como um lugar onde "passar férias pode se tornar uma tragédia"!!! Mas onde? Nao conta nenhuma historia mas coloca o Brasil em "perigo aos estrangeiros"!!!!!?????
Eu quis escrever porque estou chocada e ofendida com essa historia.. por causa de pessoas como estas é que tantos ainda pensam no Brasil como uma Floresta.. ainda... por favor... antes de dar essas 2 paginas a este "escritor" façam um pouco de pesquisa... (atual)
Obrigada"


e a resposta da jornalista que escreveu a matéria:
"Emerge dalla mia intervista a Mariano Pavanello, ordinario di Antropologia e direttore del dipartimento di Storia, Culture e Religioni dell’università La Sapienza di Roma: “Il cannibalismo di guerra o rituale, vivo fino alla prima metà del secolo corso, è scomparso. Ma in alcune aree del mondo (le segnaliamo, sinteticamente, sulla cartina) sopravvivono forme stregoniche cosiddette di ritorno. E dove la manipolazione (e a volte il traffico) di organi umani è ancora presente”.
Per quanto riguarda il Brasile, cara lettrice, i “resti” di queste abitudini si palesano (per fortuna di rado) in aree inaccessibili al turista. Per esempio alcuni lembi della giungla amazzonica.
Gabriella Montali"


a traduçao:
A resposta sai de uma entrevista com Mariano Pavanello, Professor de Antropologia e Diretor do Departamento de Historia, Cultura e Religiao da Universidade "La Sapienza" (a sabedoria) de Roma: "o canibalismo de guerra ou ritual, muito comum na primeira metade do século passado, nao existe mais. Mas em algumas areas do mundo (que nòs assinalamos na matéria (exatamente onde esta assinalado o Brasil)) ainda sobrevivem em forma de bruxaria e onde a manipulaçao ( e o trafico) de orgaos humanos sao ainda presentes".
Em se tratando do Brasil, cara leitora, a continuaçao desta pratica (felizmente rara) continuam em areas inacessiveis aos turistas. Por exemplo, em algumas partes da Floresta amazonica.
Grabiella Montali

E eu ainda coloquei:
Questa risposta chi mi stai dando qui é veramente diversa da quella scritta nella revista!! Se sono in aree inaccessibile, perché é Brasile (de nord a sud) in rosso como un luogo dove “la vacanza può trasformarsi in tragedia”?? non mi sembra cosa giusta da dire…
Ho fatto contatto con la Fondazione Indigena in Brasile e ritorno dopo con una informazione “ufficiale” si ai bisogno, perché per me, questa “intervista” è stato davero di informazione razzista e pregiudiziale.
grazie per la risposta

traduçao:
" Esta resposta que me deste é verdadeiramente diferente daquela escrita na revista!! Se existem em areas inacessiveis entao porque o Brasil (de norte a sul) esta marcado em vermelho como um lugar onde "passar as ferias pode se transformar em tragedia"?? Nao me parece uma coisa certa (justa) a dizer.
Eu fiz contato com a Fundaçao Indigena no Brasil e depois retorno a voces com uma informaçao"oficial" se voces precisam, porque pra mim, essa intrevista contém informaçoes racistas e preconceituosas."

Estou esperando a resposta da FUNAI e do Ministério de Turismo pra poder mandar a eles, mas interessante que outras pessoas fizessem comentarios nessa carta (http://www.oggi.it/posta/lettere/2011/11/03/cannibali-in-brasile-pochi-ma-ci-sono-ancora/#comments)pra que eles se deem conta que esse tipo de matéria preconceituosa e racista nao tem mais sentido algum. Ja dah pra ver que a resposta dela foi bem mais "light" que a materia da revista, jah levando ela a responder no sentido... "nao foi bem assim".

Acho que fiz minha parte, além de mostrar pra eles que o Brasil nao esta cheio de macacos, burros, ignorantes e prostitutas como muitas ainda pensam aqui...

abraços




3 comentários:

  1. Ana disse...:

    Guria, eu vi tua resposta lá, não entendi quase nada...rsrsrs...mas coloquei no google e traduzi. Como não li a matéria não quis falar sobre algo que não li, mas pelo que tu tá falando é o ridículo do absurdo!! Claro que nós sabemos que lá no meio do mato da amazônia até pode ter alguma tribo que faça isso, mas dizer tal coisa, que o Brasil é perigoso para turistas, eles podem "ser comidos"...é o óooooo!!! Gente atrasada essa hein? Falastes bem lá, te apoio! Bjo!

  1. Carla Siciliani disse...:

    Eu procurei na internet essa matéria on line, mas nao achei, vou escanear pra quem quiser ler, mas nao fui em nenhum momento "injusta" as partes que coloco entre aspas foram retiradas da revista da forma como foram escritas... e se ve isso na resposnta dela, onde coloca o titulo... canibais no Brasil? existem mas sao poucos... absurdo!! soh isso!!! eu vou colocar principalmente a foto onde o Brasil (inteiro), alguns paises da Africa e Cuba estao nas areas "vermelhas" de perigo!!! hehehe... assim mesmo!
    bjao

  1. Carla Siciliani disse...:

    talvez se ela tivesse colocado um ponto vermelho lah no meio da Amazonia como "perigo" nem acharia tao estranho, mas o Brasil inteiro??? nao né!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops