a dificil arte de hospedar!


Olha, sou casada ha quase 10 anos e acho que consigo contar nos dedos os momentos em que vivemos sozinhos, somente eu e o Paulo... mais do que necessidade, nossa casa sempre esteve aberta principalmente pra ajudar pessoas... principalmente claro, no tempo em que vivemos no exterior, recebemos muitas pessoas para visitas curtas, visitas looooooongas, chegando na cidade, no pais e nao falando sequer um pouquinho da lingua, vindo pra trabalhar, pra fazer cidadania, precisando de auxilio, querendo auxiliar.. ixi.. as razoes sao inumeras... mas a verdade é uma: hospedar é uma arte!

E como "arte" nem sempre apreciada... muitas vezes de dificil acesso, mas muitas vezes gratificante e outras tantas vezes, frustrante!!! Nos jah nos pegamos "prometendo" que dariamos um tempo, que aproveitariamos nossa casa "so pra nos"... mas logo em seguida, nos vemos na mesma situaçao... é dificil pra nos (Paulo e eu) vermos uma necessidade real e passarmos "ao largo"... é dificil ouvir que alguém precisa de ajuda e ignorarmos tal informaçao... somos assim, e sabem, eu sou muito grata porque o coraçao do meu marido é bom, mas em tudo existem sempre os "pròs e os contras"...

é lindo ver uma necessidade real e ser capaz de estender sua mao para auxiliar, creio que tenho esse "dom"... o dom de saber abrir minha casa, minha vida e compartilhar com outros... mas ainda assim, a gente precisa aprender a lidar e trabalhar bem esse tipo de "dom"... abrir sua casa, abrir sua vida nao deve ser sinonimo de "nao ter mais casa" ou "nao dar importancia pra familia".. a gente precisa aprender a estabelecer limites.. mas isso é algo que aprendemos diariamente... muitas pessoas dizem pra nos nao ter esse "dom", de nao saberem lidar com as diferenças, com os problemas, de nao saberem "abrir mao" de certas coisas... mas eu digo, NAO é FACIL NAO!! essa "abertura" esta no meu coraçao, existe uma alegria enorme em poder ajudar a qualquer um que precisar de mim... mas é dificil!!!! é dificil abrir mao de sua liberdade, de suas preferencias, de suas vontades, de sua forma de fazer as coisas... é dificil!!!!!!! Mas é gratificante também vermos as pessoas crescerem, aprenderem a andar com as proprias pernas, se darem bem... o que é muito dificil é chegar quase sempre a conclusao que o ser humano é muito, mas muito ingrato... NUNCA exigimos NADA em troca, nunca tivemos lucro (ALGUUUM!!!) mas de taaaaaantos que jah ajudamos, pouquissimos ainda tem contato conosco, pouquissimos lembram o significado da palavra "obrigado".. e aih é triste!


Sabe, eu amo abrir minha casa e mesmo depois de passarmos por todo o tipo de situaçao, acredito que continuaremos fazendo, porque esta no nosso coraçao entende? como jah disse, a vida é um aprendizado e a gente vai apredendo que abrir nossa casa, nao posso ser sinonimo de "esquecer" da nossa casa... ajudar a caminhar nao é "carregar no colo"... aprender a estabelecer limites nao é "ser chato"... saber dizer "nao", nao é "errado", é necessario!!! e felizmente nossa recompensa? vem do alto!!! o dinheiro que sai, Jesus nos dah de volta!! as tristezas e os erros NUNCA vao sobrepor as alegrias.. mas a maturidade vem com o tempo e Deus vai nos acrescentando dia apos dia.

Conselho para quem um dia precisou ou pode precisar de ajuda? aprenda a ser GRATO!! primeiro a Deus, porque esse "dom" vem dEle, depois a todo que lhe estender a mao... a casa nao é sua? faça tudo com amor, nao faça cara feia, nao julgue, nao se negue a ajudar, nao esconda, nao minta, ajude, ofereça, esteja disponivel... se molde as regras da casa, nao espere que as pessoas se ajustem às suas regras... lembre que Deus ve todas as coisas e se voce encontrou um coraçao disposto, tenha a mesma disposiçao.. se voce esquecer de dizer "obrigado", nunca é tarde pra faze-lo!!! se voce esqueceu de pedir "desculpa", retorne, quem ganha é VOCE mesmo!!!

Sabe, eu gosto muito de uma frase: "Faça pro outros o que/como voce gostaria que fizessem pra voce".. hospedar é uma arte, um dom e tenho a alegria de te-los recebido no meu coraçao e espero nunca perde-los... aprender sim, melhorar sim, crescer sim.. mudar, jamais!!! Eu sou feliz assim!

beijao galera!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops