fertilizaçao in vitro... como explicar ao filho?

Mas hoje eu tava lendo uma matéria interessante numa revista daqui da Italia (Gente) me chamou atençao o titulo que dizia:

"é certo (ou justo) dizer pruma criança concebida por fertilizaçao artificial (proveta - com ovulo ou espermatozoide doado) a verdade sobre como foi concebida??"

Olha, eu tenho em mim que é sempre viavel usar todos os meios modernos (e espetaculares) pra a concepçao daqueles casais que tem problemas e tal... acho que Deus deu sabedoria pros médicos, pros cientistas pra ajudarem mesmo... POREM, eu NAO me refiro ao uso de espermatozoides ou ovulos de OUTROS né.. porque aih a coisa é diferente... biologicamente a criança nao é "filha" daquele pai ou mae, e mesmo tendo sido gerado ali, pode nao se parecer com um deles e explicar depois pode ser uma tarefa complicada... entao, se explica ou nao que ela (a criança)  foi concebida dentro de um laboratorio e que um de seus pais NAO é o biologico???

Eta coisa complicada... li toda a matéria, onde cada um coloca seu ponto de vista... idéia de cientistas... idèias de médicos... opinioes de leigos (como eu)... de quem jah fez... de quem nunca faria...

Nao cabe a mim julgar a atitude em si aqui... NAO é ESSA a idéia... cada um cada um, mas é dificil né... a gente sabe que o ser humano, mesmo feliz tah sempre em busca de respostas... a "origem" é uma idéia quase obsessiva...os filhos "nao naturais" mesmo felizes sempre correm em busca da "verdade"... além de que,  tem quem diga que é uma questao de "saude", porque a gente carrega a genetica familiar conosco e muitas vezes pode ser a explicaçao por uma doença degenerativa por exemplo!!! se acontece de se esconder, omitir ou mentir mesmo sobre essa origem isso pode aparecer mais tarde... por outro lado contar, pode trazer um problema na frente ou seja... soluçao mesmo? pensar muito antes de fazer... porque eu vejo que hoje em dia as mulheres estao ao ponto de querer filho a "qualquer custo", nao lembrando que a decisao nao é unica e exclusivamente DELA... a ciencia tah ajudando muito (e os homens pouco.. hehe) na questao "concepçao" hoje em dia, mas é uma decisao  muito importante e requer pensamentos muitas vezes beeeeem adiantados, tipo, "o que eu vou dizer pro meu filho quando ele perguntar: como eu nasci?"... ou "onde estah meu pai?"... ou "se voce nao é minha mae entao quem é?"

Acho que se fosse o meu caso, de nao poder ter filhos... eu preferiria adotar que usar ovulos de outra mulher!! mas essa sou EU! Acho que a gente pode correr mesmo atras dos sonhos... mas nao a qualquer custo!! quando a gente DECIDE ter um filho, pensa "sozinha", depois, NUNCA MAIS!!!

Sei lah o que pensam, nunca conversei com ninguém sobre isso... mas a partir de agora, fiquei curiosa!!! Se quiser deixar sua opiniao aih, fique a vontade.. sem extremos tah! Mas compartilha o que diz teu coraçao!!

3 comentários:

  1. Kátia Néri disse...:

    Sabe quando há Dâmaris (minha filha mais velha) tinha 2 anos eu e o augusto desejava-mos muito ter mais 2 filhos,então descobri que estava esteril com as trompas totalmente obstruida, fiquei grávida por 2 vezes, fora das trompas e claro tive aborto espontâneo o que me frustou muito, tentei diversos procedimentos, cheguei a consultar com um médico da brasa, e ele me encaminhou para um laboratório que fazia esse procedimento de fertilização era tudo bem sigiloso,mas na entrevista com os médicos quando eles começaram a explicar de que forma seria e como a criança poderia ser bem diferente de nós fiquei com muito medo de brincar de Deus, e nós dois não tivemos paz, e desistimos, resolvemos esperar por um milagre, passaram se os anos e recebi duas palavras de motivação na igreja uma em um culto com o pastor gerson ortega em visita na brasa e outra com o pastor luciano que também estava visitando e pregou sobre o se sentir velho demais,sim, porque ja havia se passado muito tempo, comecei a pensar numa gravidez com 25 anos e ja estava com 37 tomei posse da palavra e por um milagre em 2 meses engravidei da Larissa de forma perfeita,minha médica não acreditava disse que era impossivel, tive alguns riscos mas todos vencidos, então o que tenho a dizer no meu caso obedecer foi fundamental e não fazer esses procedimentos basta ter fé e em ultimo caso adote, pois tem muitas crianças esperando por esses pais tão desejosos de ter filhos.bjs Carla espero ter contribuido.

  1. Unknown disse...:

    Oi Carlinha, olha gostei do questionamento, cadum cadum hehehe eu ia preferir contar, mas ñ faria ñ...com 20 anos, minha gineco me informou q para mim ter filhos teria q fazer um longo tratamento, pq meus ovários eram policísticos, lembro q neste dia chorei muito mesmo, ñ tinha namorado, mas o desejo de ser mãe nasceu comigo, depois de um certo tempo acostumei coma a idéia, já noiva informei ele a respeito, aceitou numa boa no caso de ñ podermos iríamos adotar, já cultivávamos a idéia qdo derepente ele teve cancer, devido a quimio ele ñ poderia mesmo, então com certeza adotaríamos,,,mas sabe, os planos de Deus eram outros, ele faleceu, conheci o Giovani algum tempo depois, qual foi minha surpresa qdo me vi gravidíssima. O q quero dizer, os planos de Deus são perfeitos pra nós, devemos pedir a Deus orientação a respeito de qualquer coisa,tenho um lindo casal de filhos, mas o desejo de adoção ñ saiu de dentro de mim. Pq ñ adotar, em vez de conceder in vidro? minha posição a respeito heheheh bjo flor

  1. Unknown disse...:

    lidíssimo depoimento da mana Kátia!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops