pontos-de-vista: o missionario

Interessante ler (ouvir, ver) pessoas colocando suas idéias (conceitos) sobre Missoes... obviamente eu também tenho minha idéia, mas pra conversar aqui, quis expandir um pouco meu "lado" de visao... porque eu acho interessante que algumas pessoas consideram "missionario" somente aquele "enviado", sustentado por uma igreja... eu, penso um pouco mais longe, mas... procurando aqui e ali, no meu precioso google, olha o que eu encontrei no site wikipedia


Diz-se um missionário alguém que tem por função a pregação religiosa em locais onde sua religião ainda não foi difundida, realiza trabalho de promoção social ou em local que necessite de reavivamento de sua crença ou religião. É uma figura comum dentro de diversas crenças. Na verdade dentro da concepção cristã, missionário é a figura do plantador de igrejas; Muitos confundem missões com atividades em regiões internacionais, porém, as missões podem ser locais, regionais, estaduais, nacionais, internacionais, mundiais, enfim, tudo vai do despreendimento do missionário.


E olha o que diz sobre MISSOES:
"As missões são iniciativas religiosas destinadas a propagarem os princípios do Cristianismo entre povos não cristãos. Se baseiam em princípios da teologia cristã em imitação do ministério de Jesus Cristo e em cumprimento do mandamento que deu aos seus apóstolos para pregarem o Evangelho pelo mundo." 


E comecei a procurar na Biblia, algumas passagens que falam sobre "ir" ou "pregar o evangelho"... e a passagem mais conhecida talvez seja aquela de Marcos 16.15: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". 


Jesus logo depois de ressuscitar deu aos apostolos a "incumbencia" de levarem o evangelho ao mundo... né? eu procurei e procurei e nao vi onde dissesse que fazer missoes é (somente) encontrar uma igreja, ser enviado e sustentado por ela... Olha nao to querendo "comprar briga" aqui, mas eu acho que LIMITAR a açao de "fazer missoes" é como limitar "missoes" e Jesus nunca deu esse limite! Claro, essa limitaçao foi dada pelo homem, seja por organizaçao ou o que for, mas apenas acredito que nao considerar "missionario" o cara que sai mundo a fora falando de Jesus, levando amor, levando paz, buscando vidas é muito pequeno, muito pequeno! Mas pensando bem é bem humano...

Sabe muita gente jah conhece minha "historia"... em 1993, eu entao com 20 anos , depois de uma pregaçao de uma Missionaria na igreja em que eu fazia parte no Brasil (Eloni Rosa), meu coraçao ficou muito comovido com a idéia de sair de casa, da nossa segurança, da nossa rotina e sair levando o evangelho pra outros lugares... senti essa "comoçao".. nao vi um "ponto" uma "luz" mas dentro de mim alguma coisa mudou... assim como minha vida. Desmanchei um casamento quase marcado, porque nao via ali, abertura pra ir mais longe.. e era onde eu queria ir.. mais longe, ver outros povos, ampliar minha visao sobre mundo e assim "IR" e pregar o evangelho, falar de Jesus e meu amor por Ele, viver, ajudar, amar... essa era minha idéia!! Mas isso nao era "tao simples" assim né... hehe...

Bom, encurtando o assunto, em 2000 casei com o Paulo e em 2002 resolvemos deixar nossa casa no Brasil (empregos, tudo!!) e irmos, por nossa conta e "risco" ajudar, levar, pregar aonde houvessem portas abertas.. nosso coraçao era muito parecido, ambos tinhamos uma incrivel vontade de estar em outros lugares, ajudar nas igrejas, abençoar pessoas, estar perto das dificuldades, amar... Abril de 2002 fomos pros Estados Unidos ajudar numa igreja (e uns amigos) no estado de Illinois (em Champaign, perto de Chicago)... de lah, fomos pra Inglaterra onde a igreja de lah "clamava" por ajuda, por coraçoes dispostos.. e isso a gente tinha de sobra e fomos, sem medos e ficamos lah por quase 3 anos... voltamos ao Brasil quando meu pai ficou doente... eu tive meu filho mas o Brasil jah nao era mais a "nossa casa".. a gente sabia que poderia dar mais.. o tempo, as dificuldades, a morte do meu pai, meu filho entao bebezinho nao aplacaram nem um pouco nossa vontade de continuar, de ajudar, de procurar, de se envolver, de se doar... viemos pra Italia em fevereiro de 2008 e aqui nesses quase 4 anos, estivemos ajudando em algumas igrejas, fizemos muitos amigos, ajudamos pessoas, levamos "boas novas" por onde passamos, deixamos nosso dinheiro, nossa amizade, nosso coraçao... nesse tempo ficamos pouco fixos em uma igreja, nunca conseguimos encontrar uma perto da nossa casa, mas com certeza FOMOS "igreja" na casa de muita gente... nesse tempos alguns vieram a nos, procuraram apoio, procurarm teto, amor e encontraram, digo sem medo... 

Quando saimos do Brasil (jah disse isso, mas vale falar novamente) eu disse na igreja que estariamos levando conosco uma "chave" e que onde vissemos uma "porta" que Deus tivesse colocado na nossa frente, nos abririamos e entrariamos.. e nesse tempo MUITAS portas apareceram e nunca tivemos medo de entrar por nenhuma delas.. algumas deixaram marcas, algumas machucaram, algumas trouxeram felicidade, crescimento e Deus sempre esteve conosco.. jah foram tempos dificeis, de solidao, de falta, de tristeza, de medo mas nunca perdemos em nosso coraçao a vontade de IR... de LEVAR...eu achava que aqui na Italia seria onde parariamos.. aqui Deus nos abençoou, nos deu outra filha, nos fez crescer como familia mas Deus queria mais... Hoje estamos indo pra Madri, na Espanha...  mais uma porta que estamos abrindo sem medo acreditando (sempre) que do outro lado ha algo de Deus pra nos, ha mais onde IR, mais o que LEVAR, mais o que COMPARTILHAR...

Nos nunca recebemos um tostao de nenhuma igreja, nunca tivemos nenhum tipo de "titulo", nunca fomos convidados a nenhum tipo de "palestra" mas isso nunca tirou de nos a certeza de que estavamos indo por Deus e pra ser uma canal, um braço, uma missao!!! Meu marido trabalha bastante e tem crescido na sua profissao, mas ainda assim gastamos nosso tempo e dinheiro investindo em VIDAS, em todos os sentidos...

Quem sou eu? quem somos nos? digam o que disserem, no nosso coraçao somos sim "missionarios" de Deus e   Deus tem nos dado a graça de levar nas nossas costas, aonde estivermos o EVANGELHO de Cristo e nada mais... sem titulos mas com um coraçao disposto a fazer o que Deus colocar na nossa mao!

Pensa aih, ve se seus conceitos nao estao meio "limitados" porque Deus nao tem limites! Imagina quantos missionarios existem pelo mundo que nem sao lembrados (sequer em oraçao) porque nao sao considerados "verdadeiros missionarios"!!!

beijao e bom domingo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops