"certo" ou "errado"???


Foi levantada uma questao aqui na Italia, que, depois de me chocar,me fez ficar pensando... nao pensando no sentido de que se eu teria alguma duvida, mas pensando a respeito... sobre o que as pessoas pensariam.. como agiriam nessa situacao... nao estou falando em ponto de vista "juridico", nem "espiritual", nem"social" mas 100% emocional mesmo... a ideia nao eh levantar polemica, mas levantar sim, a "questao" e nos fazer pensar...

"Se num exame durante a gravidez, voce descobrisse que seu filho tem uma deficiencia (mah formacao cerebral)... podendo... voce abortaria?"

Forte neh? a pergunta pra mim, caiu como um soco... nao existiria outra resposta nessa pergunta senao o "nao".. nao consigo sequer pensar diferente, mesmo sem pensar demais... nao falo aqui de situacoes de anencefalia, ou aqueles tipos de "ma formacao" onde nao ha perspectiva de vida... mas no fato daquelas mah formacoes cerebrais mesmo,onde a perspectiva eh de que o filho viva toda uma vida em cadeiras de rodas, sem dependentes e tal... A situacao surgiu aqui, em meio a amigos, porque, aqui na Italia, nesse caso, o aborto eh permitido!! "eu abortaria - alguem disse- nao teria como viver com uma crianca assim.."... meu pai!!! cheguei a sentir uma dor.. real.. interna.. ao ouvir essa frase... pedi que a pessoa se calasse e cuidasse ao responder...a ideia do "desprezo" me deixou chocada!

Pra quem me conhece, entende bem minha reacao... tenho um sobrinho que teve mah formacao cerebral (na foto)... nunca andou, nunca falou, vive numa cadeira de rodas, eh completamente dependente...ainda assim... eh o menino/homem mais amado da face da Terraaaaaaaa... nao conseguiria imaginar nossa vida sem ele... minha irma nunca teve uma vida simples, pelo contrario.. no Brasil, se caminha com as proprias pernas... o governo nao ajuda e voce faz o que pode ou consegue... entao, sequer pensar em "eliminar o problema" me deixa muito, muito chateada... ateh  porque, nos, cristaos, que amamos e prezamos a vida... que sabemos, ou cremos, como esta escrito no salmo 139... "que Deus viu nosso corpo ainda informe e no seu livro escreveu todos os dias.. quando nenhum deles havia ainda..." (no meu caso, nao posso excluir a parte "espiritual" da emocional porque elas andam juntas)teoricamente, seria inadmissivel considerar essa decisao... penso eu! Mas aih, lendo esse blog... sozinho(a)... ninguem esta te vendo... "voce consideraria a hipotese?"... dificil neh?

Eu engravidei da Tallulah jah com mais de 35... area considerada de risco... podia ter escolhido fazer o exame com o liquido aminiotico que detecta mah formacao... nao quis, mas se fosse necessario, faria e se fosse o caso, preferiria saber pra estar mais "preparada" sobre o que enfrentar pela frente...acho que nunca me perdoaria se tivesse feito um aborto nessas condicoes... seja ele "legal" ou nao! Mas nao to aqui pra julgar ninguem.. e se voce quiser dar sua opiniao, fique a vontade, esse seria um otimo topico pruma discussao... alias, gostaria de saber como as pessoas pensam a esse respeito! Se voce tiver coragem, faca por favor, pessoalmente, individualmente e sem questionar quem "nao concorda"... isso eh pessoal.. muito pessoal... e triste, pra mim, esse eh o sentimento... triste...

Se eu for mais adiante, acabo chorando... abri meu coracao... abra o seu e pense... abraco

9 comentários:

  1. Dani Guimarães disse...:

    Sou suspeita de falar...as pessoas sempre acham uma maneira de justificar qdo querem fazer alguma coisa errada...o Jesse ta aih pra derrubar todas as estatisticas e previsoes. Teve um caso nos EUA que era assim,q a "mae" queria permissao pra abortar,pcausa da ma fotmacao do feto. mandei pra ela um email com a foto do Jesse!ela nao respondeu, deve ter sido de vergonha.
    Eh, o Sl 139 encerra o assunto...

  1. Lilian disse...:

    Pois é... Ótimo post!
    Acho que jamais faria um aborto nesse caso... Acho egoísta demais barrar uma vida pelo capricho de não ter o trabalho de criá-la. Sem falar na parte Bíblica; Deus É amor, e acredito que o amor de uma mãe de verdade jamais admitiria uma coisa dessas...
    E quanto à lei na Itália, se formos fazer TUDO o que não é considerado crime, deixaríamos de lado muitos princípios de Cristo...

    Bjos Carla! Saudadesss!

  1. Paulo Siciliani disse...:

    Dificil...pois estmos vivendo isso aqui. Nunca imagimaria ouvir esse questionamento. A vida ou nao da crianca estah esperando o resultado do exame.

  1. Carla Siciliani disse...:

    pois eh... mas queria tbm ouvir o lado de quem "concorda", qual seriam os argumentos,ou pelo menos outros argumentos... pena que qdo eh coisa seria as pessoas nao tem coragem de dar a cara aqui no blog... mas por mais "horrivel" que pareca, eh mais "normal" que se imagina... bah!

  1. Dani Guimarães disse...:

    Hoje em dia, muitas coisas horríveis são tidas como "normais"....

  1. D. disse...:

    OI CArla, li agora este teu post. E' mesmo uma situaçao dificil. Quando eu engravidei, minha obstetra me falou do exame "bi-test", me explicou apenas que era um exame q detectava alguma ma-formaçao, deixando claro apenas a "questao down". Disse q era um prelievo de sangue e uma eco. Como meu marido e eu entendemos q o exame era p uma possivel detecçao de mas-formaçoes p fazer um aborto em caso positivo, decidimos por nao fazer, afinal, nao abortariamos.

    No entanto, qud na eco das 20 semanas, foi detectado a dilataçao renal, todo mes era a mesma coisa, sempre perguntavam se fiz o tal exame bi-test e falavam q como eu nao havia feito, a possibilidade de down, pela minha idade (29 na época) era 1 em 600 casos. Me ofereceram fazer o exame com o liquido aminiotico, e explicaram q a possibilidade de aborto durante o exame era 1 em 200!! Obvio q nao faria!

    Se fosse hj, acho q teria feito o exame do bitest, para apenas me preparar em caso de alguma ma-formaçao.

    E' mt triste mesmo essa situaçao, mas se vc pesquisar na inet, vai ver milhares de mulheres q fazem o exame para descartar qq ma-formaçao e fazer o aborto em caso positivo, elas explicam por A+B pq fariam..a maioria diz q é por nao conseguir susportar viver uma vida com um filho com problemas..

    Dificil tema.

  1. Carla Siciliani disse...:

    eu sei Dani (da Italia), mas pq fiquei tao chocada com a situacao e tao perto de mim que fiz esse post, estava me sentindo sufocada, soh com a ideia imagina!!! mas eu queria mesmo ouvir mais pessoas me dizendo o que sentem sobre isso, assim como tu... e essa amiga disse exatamente isso"eu nao conseguiria ter um filho assim"... vc acha q minha irma escolheu isso? q ela queria isso? e meu sobrinho tem 22anos!!! mas ela vive, entao, eh possivel!!! E eu acho importantissimos esses exames (acho que te disse na tua epoca) porque eles descobrem muitas vezes problemas trataveis mas jamais... JAMAIS pra esperar e definir se a crianca vive ou nao!!! ela nao contou ainda pra nenhum parente ate o resultado... nao quero julga-la, mas eh muito triste pra mim!! Bom, valeu a forca aih galera!

  1. Paula Amanda Seberino disse...:

    Carla... sei qe sou nova pra isso... mas posso te falar que vejo na tua familia.. e sempre é algo qe me choca o amor incondicional e o cuidado qe tua irmã tem com o Jessé e isso sempre me faz pensar e refletir no imenso amor qe Deus tem conosco! De maneira nenhuma eu abortaria, tenho um primo com problemas também e é tão bom estar perto deles e eles te passam e te dão um amor tão grande também! Não consigu acredita qe uma pessoa "normal" possa tomar essa decisão de tirar a vida de uma pessoa!
    É isso... Bjinhus

  1. Carla Siciliani disse...:

    Obrigada pelo retorno Paulinha... nao existe idade pra se ter uma opiniao propria.. hehe.. parabens pela coragem! bjao

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops