rotulos ruins...

Se é uma coisa que nao gosto muito sao os "rotulos"... nomes, ou pré nomes, ou pré-julgamentos que deixam em cima das pessoas e ficam como se fosse uma marca, uma tatuagem.. nao importa o quanto a pessoa mude, aquele rotulo fica ali, "estampado" na sua testa... o que me indiguina? geralmente eles sao injustos, pejorativos.. eu particularmente, nao gosto sequer de apelidos... nao gosto, sei que muitas pessoas nao se importam, mas eu nao gosto, prefiro chamar a pessoa por seu nome mesmo, ou no maximo, uma "diminuiçao/variaçao" dele... tipo, "Deh/ para Debora", "Edu/para Eduardo" e coisas assim... fora isso, dificilmente alguem me ve chamando alguém de "orelha", "cebola", "testa"... hehehe... pode ser engraçado e a propria pessoa pode até rir, mas no geral, esse tipo de "rotulo" deixa um espaço muito aberto para especulaçoes e julgamentos...

Nem queria entrar no "merito" dos apelidos mas lembrei de uma coisa.. quando eu tinha uns 8, 9 anos meu irmao começou a  me chamar de "Zé Pires" (ahhhhhhhhhh, agora alguns entendem minha irma me chamando de Zé né.. hehe).. anyway... naquela época nos moravamos no Rio e tinha um jogador do Corintians chamado "Pires" que era "parecido" comigo (ou eu com ele)... dizia meu irmao, pq eu era magrela, cabelao crespo, rosto comprido.. assim como ele, hehe... e ele me chamou assim por um bom tempo, nao gostava muito mas tbm nao dava muita bola... na verdade, com o tempo, muitos amigos me chamavam até de "Zezinha".. "Zequinha" e até gostava quando numa conversa/discussao com um "amigo" ele me chamou de "Zé" de uma forma BEM pejorativa, dizendo que eu era um "Zé mesmo"... ali, o proibi (e qlqr um)terminantemente de me chamarem assim.. machucou.. logo depois, ele me pediu desculpas e até lançou outro apelido bem mais interessante: o Carlinha... ficou bem melhor... mas a forma como me senti, marcou...

é dificil, porque normalmente essas "marcas" ficam de momentos ruins, dificeis que geralmente nao queremos lembrar... nao gosto daquela coisa de também associar a outro, pior, quando fazem isso com EX namorado, ex-marido.. terrivel, mesmo estando os 2 jah casados novamente.. é marca.. que muitas vezes nao se consegue tirar... a mulher que o marido foi embora de casa, vai ser sempre a "largada pelo marido" mesmo sendo feliz e vivendo uma nova vida... a "mae solteira"... a "namoradeira"... a/o "negrinha/o" (que eu detestoooo!), a "quatro olhos"... a/o "zarolha/o"... o "drogado" (mesmo o cara tando limpo ha mil anos)... o "gordo"... a "patricinha"... a "futil"... o "mentiroso" (eta palavrinha terrivel essa)...

E tem aqueles rotulos "de vida"... que parecem que querem deixar na gente como para que nunca seja esquecido... as pessoas mudam muito, os anos, a vida, muda muito as pessoas, mas aquela "nervosinha", "revoltada", do passado parece que nunca mais se tornarà uma pessoa diferente - mesmo que queira, terah sempre alguém ali, pra jogar na cara e dizer a terrivel frase: "eu te conheço".. quer saber, acho que 1% de quando dizem essa frase a alguém ela é realmente verdade... as pessoas se conhecem muito pouco hoje em dia... eu posso dizer isso pro meu marido/esposa, que me ve e convive comigo todos os dias, meus altos e baixos, ve as mudanças... mas nunca por alguém que te encontra 1, 2 vezes por ano, mesmo sendo parente, irmaos, pais ou até melhor amigo... parece que as pessoas se negam a ver a mudança na vida das pessoas... eu particularmente sempre fui muito brabinha, de peitar, discutir, nao levar "desaforo pra casa"... mas genteeeeeeeeeeeeee, isso lah nos meus 15, 16 anos... de lah pra cah minha vida mudou tantooooo... jah engoli tanto sapo nesses ultimos anos da minha vida, a seco, que seria impossivel, quem acha isso ainda, dizer que me conhece... mas volta e meia isso volta... as pessoas as vezes, se tornam implacaveis como se ninguém tivesse a opçao de "segunda chance"... quem nao convive comigo.. dia-a-dia mesmo, por pelo menos uns 5, 6 anos eu garanto... NAO ME CONHECE... mas os rotulos doem...

E assim eu jah ouvi falar de muitos casos parecidos.. piores... o ser humano é frio muitas vezes.. o que se aprende (sobre amor, perdao, compreensao, bondade, longanimidade...) é completamente esquecido num momento de raiva, o coraçao se "des-cobre" e o que esta lah dentro na verdade muitas vezes aparece.. o preconceito, a magoa, a falta de perdao e de respeito... rotulos soh sao bonitos nas caixas de leite, nas latas, nos pacotes prontos pra venda... as pessoas... nòs, pessoas, nao gostamos deles, nos fazem parar, estagnar, olhar pra tras, chorar...

E nao estou de forma alguma me excluindo disso... mas que eu cuido, muito em nao fazer isso com ninguem, isso eu garanto porque eu sei que é um peso, dificil de carregar ou de se livrar... eu gosto de olhar pra fente, ver lah adiante o que vem a minha frente, barreiras que eu tenho que vencer, caminhos que eu tenho que percorrer... nao me orgulho de nada que tenha feito de errado, nao me orgulho de ter machucado ninguem alguma vez na minha vida, de ter errado... pelo contrario, uso essas lembranças pra me mostrar o que eu devo/ quero ou nao fazer... eu amo a frase: "Faça para os outros, o que voce gostaria que fizessem pra voce mesmo."... eu sou assim, e acredito que no fim, vou colher os frutos do meu trabalho...

Triste conclusao: "nada do que eu faça, vai mudar o que as pessoas jah pensam de mim" no caso, negativamente... que pena...
Vale pensar... bom sabado, bom findi... bjao

2 comentários:

  1. Ana disse...:

    Guria, tu não poderia ter escrito uma coisa mais apropriada! Como mudei o nome do meu blog, se tu for ler lá vai entender um pouco pq digo isso...agora é: reflexoes-de-anamaria.blogspot.com
    Bjo!!

  1. Carla Siciliani disse...:

    Quer saber Ana? gostei mais desse novo, jah tem outro "clima".. hehe.. nada de luto de 3 dias... jah foi! beijao amada

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops