CONCEITOS... by Carla

Algo que me faz pensar bastante é a mania das pessoas em colocarem "rotulos" e "pré-conceitos" nas pessoas... e nem to falando de alguém recém conhecido quando se pensa: "aquela pessoa parece bem exibida"... e quando 5 minutos depois de conversar com ela a gente pensa: "puxa ela é bem legal mesmo!!"... Apesar das duas situaçoes parecerem bem bobas, elas acontecem com MUITA frequencia... e isso que no meu caso, que nasci dentro de um lar cristao, convivo com pessoas que se dizem "crentes", aprendemos desde pequenos que devemos "amar uns aos outros" e "nao julgar para nao sermos julgados"...

Mas ate acredito que esse tipo de "pre julgamento" é normal, de momento, de olho... claro, isso se conseguimos naqueles "5 minutos" perceber a essencia real da pessoa e nao sua aparencia né!! Eu me preocupo com os "rotulos" que ficam "grudados" nas pessoas, os que machucam, os que ferem e que geralmente, sao injustos!!

Eu sou completamente contraria a qualquer tipo de preconceito.. seja de raça, lingua, religiao, sexo.. qualquer um... acho absurdo se desprezar o potencial de alguém baseado em "conceitos"... qualquer um que seja... somente Deus conhece e sabe todas as coisas, soh Ele conhece nosso "deitar e nosso levantar e todos os nossos caminhos"(salmos 139:2)... mas esse tipo eu nao quero sequer considerar aqui, porque iria muito longe, quero falar de personalidade...

Costumamos fazer muitas bobagens em nossa infancia, adolescencia, até inicio da vida adulta, quando nossa personalidade esta sendo fomada, esta em mudança... mas acredito realmente que a vida, geralmente, nos faz amadurecer com o passar dos anos e quem de nos nao se arrependeu de muitas coisas que fez ou costumava fazer quando era mais jovem? quantos nunca pensaram: "nao acredito que eu fazia aquilo???" - insisto, que "atire a primeira pedra".. porque nao somos perfeitos... mas me preocupo com os rotulos que ficam, que marcam e principalmente que sao injustos e que machucam...

Eu nao acredito em alguém que te conheceu mas nao convive com voce ha 10 anos possa dizer: "eu te conheço"... as pessoas mudam muito e esses rotulos muitas vezes nos impedem de conhecer melhor aquela pessoa, muitas vezes de buscar e receber tudo de bom que tenha acontecido de mudaça em sua vida... Rotulos (negativos)machucam, depreciam mas as pessoas continua usando... e eu nao consigo entender o porque? eu acredito que o verdadeiro amor, aquele ensinado e vivido por Jesus é incondicional... nao depende do que eu "faça ou deixe de fazer" ele simplesmente EXISTE!! a gente tem que aprender a amar as pessoas pelo que elas SAO e nao pelo quer elas TEM ou PROPORCIONAM...

Quando se fala em relacionamentos, se diz muito:"é diario", "nunca se conhece uma pessoa completamente"... entao? Porque insistimos em achar que as pessoas nao mudam e com isso nos achamos no direito de rotular, apontar, depreciar quem quer quer seja por causa de meus "conceitos"? Eu acredito que as pessoas mudam, que estamos em constante mudaça, aprendizado, e se acredito nisso nao posso achar que "é assim mesmo"... eu prefiro ser mais otimista e sempre acreditar na melhora, na mudança.. claro, que muitas vezes a gente se dah mal também, porque as mudanças nem sempre sao boas... mas eu ainda prefiro acreditar do que desprezar.. porque ao desprezar, eu ignoro potenciais e aih eu perco a "essencia"da pessoa, o que ela pode construir, o que podemos ganhar um do outro.

A biblia diz: "... amemo-nos uns aos outros porque todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus" (I Joao 4.7)... eu conheço e quero conhecer mais e mais a Deus dia-a-dia, tento viver o que Jesus me ensinou diariamente na minha vida, claro que nao sou perfeita nem nunca vou ser, mas sei que NUNCA vou me arrepender de SEMPRE tentar... tentar amar, tentar perdoar, tentar entender, tentar conhecer, tentar perguntar, tentar reconhecer um potencial, tentar esquecer, tentar perdoar, tentar, e tentar... porque acredito que assim somos aperfeiçoados!!!!

Um dia é sempre um novo dia... e eu acredito realmente que colhemos o que plantamos (sem olhar o outro! pense no que VOCE tem plantado!!!)... tenho a vida do meu filho como "alvo"... ixi, ele tem muito que caminhar na vida e quero ensina-lo a nunca achar que esta pronto!! Pra nao se desprezar o futuro!!! Nos sempre podemos mudar, melhorar... conceitos sao "CONCEITOS" e nao "leis" ou "regras".. sao conceitos, ideias, criadas, inventadas e como tais podem ser facilmente mudadas!!! Coloque a mao no seu coraçao e peça a Deus ajuda se voce nao consegue, mas pelo menos tente... tente rever diariamente seus proprios conceitos e quem sabe, a gente consegue realmente fazer um mundo "melhor"!!!

Deus te abençoe nesse domingo!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops