utilidade publica!! interessante...

Oi pessoal... eu tenho procurado deixar aqui sempre noticias sobre nos, sobre a gravidez... bastante gente tem acompanhado e tem sido bem legal, o pessoal agradece porque jah que nao podemos estar bem perto pelo menos todo mundo sempre tem uma noticia... mas pensando hoje e olhando algumas coisas na internet lembrei que varias amigas minhas e/ou seguidoras desse blog também estao gravidas e tem havido direto uma troca de informaçoes, historias, problemas... bem legal, hiper saudavel!! até porque, a gente ve/ouve muita besteira na internet e as vezes perguntar ou falar com quem jah passou por aquela situaçao é bem mais simples e menos estressante...

Mas hoje eu tava procurando informaçoes (mais) sobre uma doença que eu tive na gravidez do meu primeiro filho e que infelizmente estou tendo de novo (graças a Deus desta vez mais controlada)... uma doença séria, talvez mal interpretada por alguns que acham ser "apenas" mais um stress de gravida... é muito mais que isso, é uma doença que mais mata maes e bebes no mundo todo!! exagero? nao, dados!! mata mesmo, porque ela apesar der ser bastante conhecida ainda é um desafio pros medicos: a tal PRE-ECLAMPSIA!!

A gente faz de tudo, faz tudo o que os medicos mandam, se cuida, repousa... ela entra em entado de "controle" mas tah sempre assustando... aih fui, mais uma vez buscar informaçoes na internet, buscar respostas e resolvi compratilhar aqui com voces... nao somente pras gravidas, mas pra todo mundo que um dia pode ter uma amiga, esposa, alguém conhecida e compartilhar essas informaçoes pode ser MUITO importante... como vcs sabem, meu primeiro filho teve que nascer de 29 semanas de gestaçao por pura "falta de cuidado".. porque digo isso? porque se a gente soubesse "ouvir" os sinais talvez pudesse ter feito alguma coisa ANTES.. assim como esta acontecendo agora, sabendo dessa doença anterior os medicos aqui puderam ficar de "antenas ligadas" em mim e ao menor sinal de problema eles estavam ao meu lado... infelizmente, nem isso evitou que o parto fosse adiantado, mas tudo bem, vou colocar aqui as informaçoes importantes que podem sim, ser muito uteis:
 (retirados so site: http://www.hipertensaonagravidez.unifesp.br/perg_ecla.htm#d1)

"Freqüentemente o termo DHEG é utilizado como sinônimo de pré-eclâmpsia. Na realidade a DHEG é a doença em seu sentido amplo, isto é, a elevação da pressão arterial em mulheres gestantes. Quando além da elevação da pressão arterial ocorre a perda de proteínas na urina, a situação deve ser chamada como pré-eclâmpsia. Mas porque o termo "pré?", é que eclâmpsia é a convulsão decorrente do sofrimento cerebral causado pela pré-eclâmpsia.



As modificações que se instalam pela pré-eclâmpsia acarretam uma espécie de “irritação” nas artérias de pequeno calibre, provocando sua contração e conseqüente elevação da pressão arterial.

Que pode também causar perda de proteínas pela urina. Normalmente a filtração renal retém proteínas, sendo que a urina não contém proteínas.. Em algumas situações como em doenças renais ou na pré-eclâmpsia, algumas modificações podem ocorrer e a capacidade de filtração ser comprometida, havendo perda de proteínas na urina.

Voce pode pensar: O que fiz de errado para ter Pré-Eclâmsia?

Não existem evidências que possam associar a ocorrência de pré-eclâmpsia a algum tipo de comportamento ou eventual negligência pessoal, isto é ninguém pode ser culpado por sua ocorrência. Apesar de não prevenir pré-eclâmpsia, iniciar o pré-natal o mais precoce possível pode permitir se antecipar à problemas.



Não se sabe exatamente por que algumas mulheres desenvolvem pré-eclâmpsia e outras não. Parece existir alguma predisposição genética, isto é, filhas de mulheres que tiveram pré-eclâmpsia teriam maior chance de tê-la. Outros fatores relacionados ao sistema imunológico materno fazem com que mulheres que estejam grávidas pela primeira vez de seu marido ou companheiro tenham maior chance de pré-eclâmpsia.


Mas Por quê eu me sinto bem se tenho uma doença tã grave?

Este é um dos fatores que permitem uma a gestante entrar em situações clínicas de extremo risco. A hipertensão e as modificações dos órgãos maternos demoram a produzir sintomas desconfortáveis. Seria possível comparar a situação da pré-eclâmpsia como a de alguém que está muito próximo a beira de um abismo. Em princípio esta pessoa está bem apesar do risco iminente. Quando os sintomas ou sensação de mal-estar se instalam, poderíamos afirmar que esta pessoa está caindo no abismo!


Não existem formas efetivas de cura de pré-eclâmpsia, a não ser a retirada da placenta. Porém, uma vez diagnosticada, é possível evitar formas graves.



As duas maiores preocupações em relação ao bebê são relacionadas a possível redução da oferta de oxigênio pela placenta e pela necessidade de nascimento prematuro. A redução de oxigênio pode ser identificada através de exames de ultra-som e permitir ao médico decidir ou não pela manutenção da gestação. Quanto a prematuridade, esta é bastante preocupante. Quanto menor o peso de nascimento, maior a chance de problemas.



Apesar de não se conhecer de forma exata o porque do desenvolvimento de pré-eclâmpsia, uma coisa é certa: sua origem está na presença da placenta. Assim, muitas vezes a situação se torna tão grave que os riscos para a mãe e bebê são extremamente preocupantes, exigindo a retirada da placenta antes do tempo. E níveis elevados de pressão arterial podem afetar a circulação do cérebro causando redução de oxigênio e acúmulo de líquido (edema cerebral), causando convulsões. A convulsão decorrente das alterações da pré-eclâmpsia é chamada ECLÂMPSIA.



Ainda que o repouso possa reduzir a pressão arterial, isto não é suficiente para interferir nos mecanismos responsáveis pela instalação da pré-eclâmpsia. Infelizmente não é possível controlar a pré-eclâmpsia apenas pelo repouso. É verdade que manter a calma e reduzir o estresse podem ajudar porém não interferem nos complexos mecanismos que determinam a elevação da pressão arterial. Assim, muitas vezes, apesar do repouso será necessário usar medicamentos para redução da pressão arterial.



Entao, não existem fórmulas simples para esta questão. Porém se você teve quadros graves de pré-eclâmpsia em gestação anterior, o uso de baixas doses de aspirina podem ser úteis, associados a uma dieta rica em cálcio. De qualquer forma, a melhor atitude a tomar é iniciar o pré-natal o mais rápido possível permitindo ao médico detectar problemas antes que se agravem..."
 
E ainda, tudo isso sem falar na questao psicologica da situaçao: Depois de passar pelo problema antes, quando soube que estaria desenvolvendo a doença novamente, chorei, me assustei... nao tem como nao! eu confio em Deus, sei que Ele esta controlando toda a situaçao, sei que voces me ajudam em oraçao e que tudo vai dar certo... mas porque todas essas informaçoes nao conseguem "ficar" na cabeça da gente? porque somo normais né... é dificil, assustador, essa é a realidade.. mas agora tah acabando, dia 20 ela nasce e acaba tudo... e como disse minha amiga Fe: "eu nao preciso popular o mundo" hehehehe... fiz minha parte, 2 filhos tah de bom tamanho. Espero também ter ajudado nas informaçoes, elas sao bem importantes, se quiserem, olhem o link do site onde vi essas informaçoes que ali tem mais coisas...
 
Fica a dica. Se cuidem meninas, gravidez nao é simples nao, gerar uma vida faz de nos espeicais, mas tudo tem um preço. Beijao enorme

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops