a pergunta que nao se cala!!!

Todo mundo que encontramos pelas ruas, em locais publicos e até quando vem aqui em casa mesmo fazem sempre a mesma pergunta: "afinal, onde é melhor de morar: aqui (italia) ou no Brasil?"... ou quem nos conhece um pouco melhor: "qual dos lugares que voces moraram é melhor?"... a pergunta é tao constante que eu e o Paulo conversavamos sobre isso hoje...

é SEMPRE dificil responder essa pergunta, porque cada lugar tem seu "charme".... eu sempre digo quase a mesma coisa... Os Estados Unidos é o lugar onde se vive melhor, se recebe melhor (de acordo com MINHAS experiencias claro) pelo trabalho mas os caras sao muito CHATOS!!! eu nao voltaria pra lah... o povo lah, depois de 11 de setembro ficou muito neurotico e de neurotica jah basta eu!! hehehe...

A Inglaterra é digamos, minha "segunda" casa.. nao sei explicar, esse é o sentimento que eu tenho por lah.. quando volto.. sinto como se tivesse em "casa"... talvez a facilidade com a lingua ou o fato de eu e o Paulo sermos mais quietos, mais na nossa como muitos ingleses... nunca fizemos o "tipo brasileiro" de dar "jeitinho" nas coisas, correr na estrada, desrespeitar regras.. sempre fomos meio "certinhos" e isso nos deu uma boa adaptaçao ao "estilo" ingles (apesar de eu detestar cha - Paulo ama exatamente como eles tomam)... mas agora, ficamos pensando entre Brasil X Italia..que seriam nossas duas "naçoes"... jah que temos os dois passaportes e nesse ponto eu tenho minhas proprias questoes...

O Brasil pra mim é onde eu nasci, onde minha mae mora e onde tem meus amigos e familiares... PONTO! Lah, pra mim, é sinonimo de dificuldades, de medo, de tensao constante, de falta, de presente e passado - porque o futuro é sempre incerto- nao tenho a MINIMA vontade de voltar a morar lah... acho ele lindo, um lugar magnifico sem duvida, amo ir passear, mas pra  mim é o lugar onde eu tive poucas oportunidades, mesmo tendo corrido atras a vida toda, desde cedo! Quando estavamos lah, nos dois trabalhavamos muito, nem ganhavamos tao pouco e tinhamos uma vida beeeeeeeeeeem simples e beeeeeeem dificil! Culpa da midia ou nao, mas quando vou passear, ando agarrada a minha bolsa como se fosse minha vida, com meu filho, nao tiro o olho 1 segundo sequer e sair sozinha depois das 9 da noite, nem pensar!!!!!!! Nenhum lugar é seguro, é praticamente neurotico... claro que se eu vivesse lah, me adaptava, normal, como jah aconteceu e como muitos vivem diariamente, nao to de forma alguma desprezando... mas tendo vivido tao longe do Brasil  ha tantos anos, é assim que eu o vejo hoje!! Infelizmente!

Aqui na Italia, nao é que eu seja "apaixonada" pelo pais.. eles aqui tem muitos defeitos também... a gente aqui nao tem muito a idéia de estar na "europa"... o povo aqui é barulhento, fala alto, anda na contramao, dirige gritando e buzinando com o outro,  faz muita falcatrua, joga sujeira no chao, dah calote , nao juntam os cocos de cachorro das calçadas, é mal-humorado... hehehehe... basta... mas é o lugar onde eu mais tive oportunidades, é o lugar onde Deus mais me abençoou, é onde eu mais tive coisas com que sempre sonhei... aqui, o Paulo trabalha sozinho e sustenta a casa sozinho.. nao temos graaaandes luxos, mas temos uma vida bem tranquila... temos nosso carro, gastamos 20 euros de gasolina por SEMANA (e andamos!!), o Pedro estuda numa escola maravilhosa e nao pagamos nada, ele também nao paga remedios.. minha gravidez tem sido acompanhada pelos melhores medicos e melhores e mais modernos equipamentos e isso sem me custar nada (na gravidez do Pedro, eu tinha UNIMED mantida a duras penas e nenhum exame que eu queria fazer estava "incluido" no meu plano)... aqui eu posso levar o pedro numa praça e ficar conversando enquanto ele brinca... posso voltar as 10 da noite sozinha pra casa e mesmo ouvindo passos atras de mim, sequer virar a cabeça pra ver que é (no Brasil ouvindo passos atras de mim tinha quase um torcicolo)... seu eu quero tirar umas férias, consigo tranquilamente me programar e visitar muitos lugares diferentes com pouca grana (de verdade)... enfim, Deus me abençoou neste lugar e como eu posso dizer que "nao gosto" dele??

Eu tenho aqui hoje uma vida muito mais tranquila do que eu sempre tive... e isso é suficiente pra fazer deste lugar mais do que especial!! Quero que meus filhos cresçam aqui, gostaria de firmar raizes aqui... se é isso que Deus tem pra mim? sei lah? no momento acho que sim, pelo menos as portas abertas me dizem que sim e quero aproveitar tudo isso e muito mais... porque eu sei que vem mais...

Cada um tem sua historia de vida né, cada um tem suas paixoes na vida.. tem quem diga que "nunca sairia do Brasil"... tudo bem, nos encontramos lah nas férias... eu to indo onde Deus vai abrindo as portas.. quando saimso do Brasil eu disse que tava vindo com uma "chave" nas maos.. a porta que Deus colocasse na minha frente eu abriria... nao quero virar "estatua de sal" ao olhar pra tras.. sei que lah na frente tem uma terra "prometida" e quero muito, muito fazer parte dela e usufruir de tudo que ha nela...

Como é mesmo aquela musica? "quem pois, tem posto a mao no arado, nao pode mais olhar pra tras"... nao é desprezo, é esperança... beijao galera!

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Linda, amada e muito preciosa! Bjos

  1. D. disse...:

    Carlinha, concordo contigo em genero, numero e grau a respeito do Brasil X Italia.
    bjo!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Carlinha com bicho-carpinteiro © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops